terça-feira, 6 de novembro de 2007

Eleição de António Neves Pedro

Eleição de António Neves Pedro

Parte I

Caros amigos, vou com estas letras relembrar todos os passos que me levaram à presidência do Sport União Sintrense.

Relembro que o Sr. Adriano Filipe, já há alguns anos, depois de não conseguir aguentar a equipa na II Divisão Nacional mostrou sempre vontade em sair. Na última vez que foi eleito, realizaram-se várias Assembleias-gerais até convence-lo a ficar. Sentia-se desacompanhado, palavras dele.

Em finais de 2005, Adriano Filipe demite-se. Falei com ele no sentido de ter a certeza que não se recandidatura. Disse-lhe também que nunca o faria contra ele, mas caso não fosse a sua intenção avançar, eu procuraria alguém para a presidência.

Falei então com o Sr. José Manuel Patrão, pessoa que muito estimo e pertencia a Direcção de Adriano Filipe. Disse-lhe que o gostaria de o ver como presidente do clube e que eu estaria pronto para o ajudar em tal tarefa. Nessa altura, o Sr. José Manuel Patrão estava motivado para avançar e já tinha o apoio dos seus companheiros da direcção e restantes órgãos directivos. Nunca me disse que queria a minha ajuda.

A equipa a militar na III Divisão Nacional estava em último lugar. As eleições só se realizariam a 10 de Janeiro de 2006. Como as inscrições dos jogadores terminavam no dia 31 de Dezembro era necessário fazer algo depressa. Falei com o presidente Adriano Filipe no sentido de podermos fazer algumas alterações. Deu a sua aprovação e não participando, deu toda a liberdade para que Filipe Lopes, director para o futebol, eu próprio e o José Manuel Patrão, que era o candidato da antiga direcção, pudéssemos alterar algo. Se eu não tivesse tido essa iniciativa não sei o que seria do Sintrense nessa época. As mudanças operaram-se, o nosso clube de último, acabou por ficar em 7º lugar no final da época, num total de 18 clubes.

Foi uma semana difícil. Eu e o José Manuel Patrão tratamos exclusivamente da equipa principal. Foi assunto exclusivo como pode atestar Filipe Lopes.

Adriano Filipe no último dia aparece na reunião com o Sr. Alberto Batista, anunciando a sua candidatura, dizendo também que seria candidato, Vice-presidente da Assembleia Geral. Disse também que todos os seus colegas de direcção se sentiam rejeitados pelo Sr. José Manuel Patrão, que este estava a fazer uma lista com o Neves Pedro e que não dizia nada aos seus colegas demissionários. Disse também que era costume o antigo Presidente ser convidado para a Assembleia Geral e que não recebeu a não ser de Alberto Batista esse convite, e por isso tinha aceite.

Nós, eu e o Sr. Patrão nunca abordamos o tema da eleições. Procuramos apenas reestruturar a equipa, servir naquele momento difícil o Sintrense. Tinha a intenção de falar posteriormente com o Sr. José Manuel, saber se era possível avançarmos juntos.

Alberto Batista avançou praticamente com todos os elementos que faziam parte dos corpos sociais de Adriano Filipe, à excepção de José Manuel Patrão e sem Adriano Filipe que em cima do acto eleitoral, reclinou.

Só por grande insistência de Jaime Lopes avancei para as urnas. Sabia que iria perder, mas bati-me por ideias de mudança. Lancei a semente para que pudesse germinar mais tarde.

Conforme disse no dia 10 de Janeiro de 2006, perdi as eleições para Adriano Filipe.

Destes acontecimentos, o que mais lamento, foi, não terem deixado avançar José Manuel Patrão. Se ele não me quisesse a seu lado, nunca teria concorrido ao acto eleitoral.

Continua…

António Neves Pedro

Recebi este e-mail que julguei de interesse a sua publicação