segunda-feira, 5 de novembro de 2007

Fernando Seara, in “A Bola”, 4 de Novembro de 2007

Um amigo chamou-me à atenção para o artigo de opinião que Fernando Seara publicou este fim-de-semana no jornal “A Bola”. Falando sobre o Benfica, assenta que nem uma luva ao que se passa no Sintrense. Benfica/Sintra/Seara uma tripla com seis anos.

Dá que pensar nesta linhas. Ora leiam.


“Os úteis e os necessários

O Grande escritor francês Victor Hugo escreveu um dia que «os homens procuram-se tornar úteis, enquanto que os intriguistas tentam apenas ser necessários». Diz o nosso povo que de necessários estão os cemitérios cheios, enquanto eu digo que nunca há gente útil e competente a mais, seja lá onde for.

Durante muitos anos, talvez demasiados, Portugal viveu afastado de um sistema social que recompensasse e privilegiasse a excelência profissional. Quer a nível público quer na esfera privada poucos foram os exemplos da atribuição de mérito a quem, realmente, apresentou resultados positivos e indiscutíveis na sua actividade. Com o crescente reconhecimento da iniciativa privada, da adesão ao processo europeu e com a globalização, começaram já a ser visíveis algumas transformações de mentalidade.

O Portugal pequenino, cooperativo o bairrista está em vias de extinção e quem não compreender isto melhor será que comece a viver nos álbuns de memórias. Um novo mundo exige novas organizações, e isto tanto se aplica a empresas, a associações e, logo, a clubes de futebol que cada vez mais, face à industria em que estão inseridos, tem de ser geridos como empresas.”


Dá que pensar, não dá?...

Depois das minhas curtas férias muita coisa aconteceu no Sintrense. Amanhã falamos…